sexta-feira, 23 de maio de 2014

Sejamos Chique

O Que é: Tailleur

Tradicionalmente chama-se de tailleur (pronuncia-se talhêr) o conjunto feminino de SAIA e paletó, frequentemente confundido com o terno (ou terninho) que designa o conjunto de CALÇA e paletó. Considerado a vestimenta mais clássica e antiga do guarda-roupa feminino, o tailleur surgiu por volta do século XII onde os casacos e saias compridas eram utilizados como trajes de equitação e possuía tecidos grossos e pesados, que exigiam mãos masculinas para a sua confecção. Foi daí que surgiu o nome “tailleur” que em francês significa exatamente “alfaiate”, que por definição é sempre um homem.


Traje de montaria de 1890. Foto: Reprodução (www.ffw.com.br)


Com o passar dos anos, o tailleur deixou os campos, precisamente no século XIX, e passou a fazer parte do vestuário comum das mulheres. As modelagens passaram a ganhar detalhes como os bolsos, golas e ombros marcados, exatamente como no vestuário masculino, e arrisca-se a dizer que essa foi a primeira manifestação histórica do desejo de igualdade dos sexos. Já no século XX com as saias mais curtas e menos armadas, o que por si só já era uma grande evolução do traje, Coco Chanel revoluciona mais uma vez ao propor tailleurs com saias mais soltas e fluidas a partir da cintura para permitir movimentos de charleston e foxtrote, danças populares da década de 20. Foi nessa época que o tailleur de tweed em companhia dos twin sets surgiram e ficaram imortalizados.

À esquerda, o famoso e imortal tailleur da Chanel. À direita, 30 anos depois do lançamento do modelo, Jacqueline Kennedy, então primeira-dama dos Estados Unidos vestindo um dos seus muitos tailleurs Chanel. Foto: Google Images


Até hoje o tailleur é tido como o vestuário mais adequado para executivas e mulheres de poder que ocupam altos cargos, e apesar das grandes mudanças de modelagem e corte, o tailleur como um clássico da moda é sempre muito chique e cabe em qualquer ocasião. Na foto acima, Dilma Rousseff, Cristina Kirchner e Michelle Bachelet, respectivamente, presidentes do Brasil, da Argentina e do Chile, mulheres poderosas que frequentemente são vistas usando tailleurs. Foto: Google Images

Por ser o tipo de roupa que toda mulher deve ter no guarda-roupa (ao menos um), as maiores grifes em geral investem na produção de tailleurs para as mulheres demonstrarem todo o seu poder nas ruas. Abaixo, alguns modelos para você se inspirar. Escolha já o seu!




Sejamos Chiques adora saber o que você acha. Deixe a sua opinião para a gente nos comentários!










Nenhum comentário:

Postagens