domingo, 21 de julho de 2013

Moda Masculina





Keffieh ou lenço palestino. Você quer 

usar?





Os tais dos lenços palestinos já chegaram aos pescoços masculinos há um tempinho, já. Andando por aí, vira e mexe você vê um menino usando aquelas coisas no pescoço. Eu, particularmente, não gosto. Se for para colocar algo debaixo da cabeça, que seja um cachecol. E isso é tudo!
Aqui no Brasil, a tendência chegou mais ou menos no meio do ano passado, quando a Têca e a 2nd Floor botaram os lencinhos nas suas modeletes. Mas eis que a V.Rom gostou da ideia e empurrou para os garotos. Claro, deu certo. O homem hoje se adepta e cede à moda muito mais fácil do que antigamente. Agora, com a novela global “Caminho das Índias“, os lenços irão bombar ainda mais. Tanto para os homens, já que o personagem Bahuan, interpretado por Márcio Garcia, vive com uma dupatta pendurada, quanto para as mulheres, que, bom, o figurino todo é de lenços, né? Lembram de “O Clone“? A moda Jade pegou geral naquela época…
O lenço palestino, na verdade, é chamado de Keffieh ou Hata e já bomba na Europa há algumas estações. Eles surgiram no Oriente Médio como uma forma de identificação para saber quem era quem, como se fosse um símbolo, uma marca de tribos. Ali, o lenço também era muito útil para proteger as pessoas do sol, da areia e do frio.Por que “palestino”? Culpa de, sei lá, Yasser Arafat, que sempre aparecia nos jornais com o seu companheiro, tornando-o um símbolo do nacionalismo palestino. Olha só: lá fora, esses lenços não são usados por mulheres, mas somente por pessoas do sexo masculino. Aqui no Brasil, no entanto, qualquer um pode usar.
Pois bem, se você gosta do palestino, indiano, chinês ou brasileiro, use-o. Eu, quando vejo alguém com um na rua, logo reparo na roupa inteira que a pessoa está usando. Por mais modernos que estamos, ainda levamos certo susto ao ver um homem passeando por aí com muita informação na roupa. Quer usar um lenço? Sinta-se à vontade, mas tome cuidado com o resto do visual. Como já disse, cachecóis e lenços são acessórios que mudam completamente o look, mas chamam, também, toda a atenção do olhar da pessoa. Então, tente usar o tal lenço com uma roupa mais básica. Afinal, tudo fica ótimo com jeans e camiseta, certo?
Outro dia, na faculdade, um moço desfilava por lá vestindo – repara só – um tênis iate branco (limpíssimo, que ofuscava os olhos), uma calça capri apertada amarelo-gema, uma camiseta branca PP (ele deveria usar, sei lá, M) e um lenço palestino preto e branco. A cena toda foi bizarra. Por onde ele passava, todos riam. Claro, você deve se sentir à vontade com o que veste e só você deve se preocupar com isso. Mas acredito que um chá de semancol de vez em quando cai bem. Não adianta ousar da moda e acabar virando uma vítima, você tem que saber moderar as coisas, para não se lotar de cores e acabar passando mais informação do que deseja.
Quer usar um lenço e não sabe como amarrar? Achei um vídeo bem legal (em inglês, mas dá para entender só de assistir) de como vesti-lo. Assista aqui abaixo ou clique aqui. Outro vídeo legal (mas daí com exemplos femininos), você pode achar na Oficina de Estilo.
Ah, quer saber onde comprar? Pois bem. Na Zara de qualquer shopping (em SP) tem, você também pode achar esses lenços em lojas da rua Augusta. Alexandre Herchcovitch fez, ano passado, uma coleção cheia deles – e o desfile foi ótimo. Ah! Se quiser, procure no Google pelo termo “comprar Keffieh“. O Mercado Livre é cheio deles, por uns preços legais.
E basta procurar, né? Hoje você acha tudo em qualquer lugar. Mas diz aí: você usaria um?
- See more at: http://sempaleto.com.br/tag/homens-de-lenco/#sthash.E4uYN94d.dpuf
















COMO HOMEM USAR LENÇO


Adornos de pescoço, como os cachecóis, são acessórios bem aceitos entre os homens no inverno, pois além de protegerem do frio, garantem elegância.
O verão também merece esse capricho e o lenço é o acessório ideal para a estação, afinal são de tecidos leves e com finalidade apenas decorativa. Além de versáteis, pois podem ser usados com camiseta, camisa, colete, jaqueta e blazer. São lisos ou estampados e podem ser encontrados de diversos tamanhos e formatos. As variações também ficam por conta do modo de usa-los:

ENROLADO E CURTO

O lenço aberto ou dobrado é enrolado próximo ao pescoço e o comprimento limita-se ao final do peito e início do abdômen. É a melhor opção para magros de média estatura ou altos. Por encurtar o pescoço, essa pode não ser uma boa alternativa para os homens mais baixos. Os gordinhos devem evitar que o lenço fique muito próximo do pescoço e que acumule muito volume.
lenco-enrolado-e-curto

ENROLADO E LONGO

O lenço deve ser dobrado na largura de forma que fique longo e estreito, para que quando enrolado próximo ou distante do pescoço sobrem duas pontas finas, que podem variar entre uma ponta no peito e a outra nas costas ou as duas pontas no centro do peito – simétricas ou não no comprimento. Os mais baixos devem manter o lenço distante do pescoço e limitar o comprimento até o meio da barriga. Os gordinhos, além disso, se forem de média estatura ou altos, podem investir em pontas mais longas – até a cintura – para alongar a silhueta.
lenco-enrolado-e-longo

SOLTO E LONGO

Essa é a melhor alternativa para usar com camisa, jaqueta ou blazer abertos. O lenço é apenas apoiado atrás do pescoço e pode figurar dentro ou fora dessas peças. A atenção deve ser quanto ao comprimento, os mais baixos tem como limite um palmo acima da cintura ou no máximo alguns centímetros abaixo do blazer, assim o lenço não encurta a silhueta.
lenco-solto-e-longo

COM NÓ E CURTO

Os lenços quadrados e de seda ou cetim são os ideais para esse tipo de amarração. Basta apoiar o lenço atrás do pescoço e com as duas pontas na frente dar um ou dois nós no centro. Camisetas de gola V e camisas permitem que o lenço fique por dentro dessas peças, escondendo as pontas.  Homens mais baixos e gordinhos já sabem que manter o lenço distante do pescoço é lei.
lenco-com-no-e-curto

COM NÓ E LONGO

O lenço pode dar uma volta no pescoço e receber um nó central ou apenas ser apoiado atrás do pescoço e arrematado com o nó. A primeira opção encurta o pescoço e compromete a altura, por isso é mais indicado para magros e altos. Os gordinhos devem preferir a segunda opção e atentar-se sobre o limite do comprimento – até a cintura. O mesmo serve para os biotipos mais baixos.   Esse nó também pode ser usado com camisa, jaqueta e blazer abertos.
lenco-com-no-e-longo
Os nós simples pode ainda fazer a vez de gravata e figurar na camisa como tal. Basta seguir o limite do comprimento e arremata-lo dentro do colarinho. Para isso, prefira os lenços bem finos e com pouco volume.
lenco-no-simples-com-camisa

DESCOLADOS

Os mais descolados podem usar o lenço com colete, mantendo o nó distante do pescoço e o lenço dando o arremate por cima de todas as peças. O comprimento é obrigatoriamente o mesmo de uma gravata.
lencos-descolados

DISCRETOS

Para os mais discretos, vale investir em um lenço na mesma cor da camiseta ou um bem estreito com um nó central arrematado por uma camisa aberta ou jaqueta de tecido leve.
lencos-discretos


Nenhum comentário:

Postagens